Objetivos do site

  • Nesse site você vai encontrar artigos, trabalhos e o blog de M.Cecília, que poderão contribuir para a sua reflexão e atuação em projetos sociais.
  • M.Cecília também pode apoiar a sua organização a planejar a avaliar os projetos sociais: fazer com a sua organização, e não para a organização.

Últimos Posts do Blog

Site Estratégia Social: hora de refletir

Site Estratégia Social: hora de refletir

O site Estratégia Social está fazendo 8 anos.  🎂 .  Desde o início, a razão de ser do site tem sido ...
Leia Mais
Dez motivos para não medir impacto – e o que fazer no lugar

Dez motivos para não medir impacto – e o que fazer no lugar

É comum ouvirmos que programas / projetos sociais que fazem avaliação de impacto têm muito mais chances de obter financiamentos.  ...
Leia Mais
Lean startup em Organizações Sem Fins Lucrativos? (*)

Lean startup em Organizações Sem Fins Lucrativos? (*)

Muita gente acha que startup quer dizer empresa pequena, nova, e do setor de aplicativos. Porém, não é bem isso ...
Leia Mais
Negócios de impacto ou Empresas responsáveis: qual é o estágio mais avançado?

Negócios de impacto ou Empresas responsáveis: qual é o estágio mais avançado?

Ultimamente os negócios de impacto (social) passaram a ser extremamente valorizados no ambiente corporativo. Tende a ser voz corrente que, ...
Leia Mais
Investimento de impacto: apenas uma nova terminologia?

Investimento de impacto: apenas uma nova terminologia?

A minha torcida é para que a resposta seja um retumbante não. Porém, vejo com preocupação o número cada vez ...
Leia Mais
Indicadores sociais: sugestão de cardápio

Indicadores sociais: sugestão de cardápio

Sem bons indicadores, não se consegue demonstrar os avanços na realidade social, nem as dificuldades enfrentadas, e nem muito menos ...
Leia Mais

Meus Livros

Manual – Planejamento e Avaliação de Projetos Sociais em Organizações Sociais

O Manual foi elaborado por Maria Cecília para uso no Programa da POS (Parceria com Organizações Sociais) da FDC (Fundação Dom Cabral). O Manual está subdividido em quatro capítulos. O primeiro é sobre como planejar a mudança desejada. O capítulo dois aborda como avaliar a mudança.

Projetos sociais corporativos - Como avaliar e tornar essa estratégia eficaz

Os projetos sociais corporativos devem fazer parte da estratégia das empresas, e não mais serem vistos como iniciativas periféricas. Pois só assim, como defendeu Michael Porter (2002), eles conseguem gerar o máximo benefício social para as comunidades e o máximo benefício econômico para as empresas.

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.