Objetivos do site

  • Nesse site você vai encontrar artigos, trabalhos e o blog de M.Cecília, que poderão contribuir para a sua reflexão e atuação em projetos sociais.
  • M.Cecília também pode apoiar a sua organização a planejar a avaliar os projetos sociais: fazer com a sua organização, e não para a organização.

Últimos Posts do Blog

O brasileiro ficou mais generoso? Antes de comemorar, rever os dados....

O brasileiro ficou mais generoso? Antes de comemorar, rever os dados….

A julgar por pesquisa que acabou de ser divulgada pelo CAF (Charities Aid Foundation, 2016), o brasileiro parece, sim, que ...
Leia Mais
Parar de (apenas) medir o impacto, e começar a avaliar

Parar de (apenas) medir o impacto, e começar a avaliar

Nos Estados Unidos e no Reino Unido várias organizações do terceiro setor já começam a dar sinais de que estão ...
Leia Mais
Será que devemos mesmo estimular a filantropia no Brasil?

Será que devemos mesmo estimular a filantropia no Brasil?

Até bem recentemente, o termo filantropia no Brasil costumava ter sentido pejorativo, associado a assistencialismo, ajudas paliativas que não buscam ...
Leia Mais
Projetos sociais: não sabemos ouvir as comunidades

Projetos sociais: não sabemos ouvir as comunidades

Acabei de assistir a um vídeo muito interessante que alerta sobre um problema sério no engajamento com as comunidades pelas ...
Leia Mais

Meus Livros

Manual – Planejamento e Avaliação de Projetos Sociais em Organizações Sociais

O Manual foi elaborado por Maria Cecília para uso no Programa da POS (Parceria com Organizações Sociais) da FDC (Fundação Dom Cabral). O Manual está subdividido em quatro capítulos. O primeiro é sobre como planejar a mudança desejada. O capítulo dois aborda como avaliar a mudança.

Projetos sociais corporativos - Como avaliar e tornar essa estratégia eficaz

Os projetos sociais corporativos devem fazer parte da estratégia das empresas, e não mais serem vistos como iniciativas periféricas. Pois só assim, como defendeu Michael Porter (2002), eles conseguem gerar o máximo benefício social para as comunidades e o máximo benefício econômico para as empresas.

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.