Projetos sociais: compartilhando webinar….

Por on 08/10/2018

 

Recebi, com muita satisfação, convite para falar sobre projetos sociais para os fellows de 2018 da Yunus&Youth no Brasil, nesse início de setembro.

Inspirada no trabalho do ganhador do Prêmio Nobel da Paz (2006) Muhammad Yunus, a Yunus & Youth visa apoiar jovens empreendedores espalhados pelo mundo inteiro, que criaram e já estão desenvolvendo o seu próprio negócio social. Durante um certo período, esses jovens recebem mentorias individuais em gestão, de profissionais experientes do setor financeiro.

O tema escolhido para a nossa conversa foi Planejamento e Avaliação de Projetos Sociais em Organizações do terceiro setor. Abordei questões como: por que avaliar? O que é um projeto social? O que significa planejar? Como definir objetivos? Como definir indicadores? O que é avaliação de marco zero? O que é avaliação de processo (ou monitoramento)? O que é avaliação de resultados? Como estruturar o marco lógico?

Na realidade, perpassando essas questões, o tema central foi ‘como organizar uma iniciativa social relevante; e como selecionar as informações relevantes que precisam ser coletadas e acompanhadas’.

Dessa nossa conversa, compartilho apenas a parte referente à minha fala. A segunda parte, das perguntas e interação com os fellows, não está incluída no vídeo (para não expor questões particulares dessas organizações).

Autoavaliação – Foi minha primeira experiência com webinar. Uma sensação estranha falar com o computador, olhando apenas a tela da apresentação, sem ver os rostos das pessoas para quem eu estava falando. Revendo o vídeo depois, pude constatar que gesticulei demais, e outros senões…. porém, mesmo assim, decidi compartilhar o vídeo, porque alguma coisa do que foi dito pode vir a motivar alguma nova ideia para um empreendedor e/ou gestor social.

Webinar:  https://youtu.be/bX_5Qr5vEPI

Download do powerpoint: Apresentação Yunus and Youth – MCPrates

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.