Mercado de trabalho

Emprego formal é melhor no Nordeste

O IQEF (Índice de Qualidade do Emprego Formal) foi criado para avaliar a qualidade do emprego formal - isto é, com carteira assinada - , valendo-se das bases de dados do Ministério do Trabalho, que acabavam de ser disponibilizadas . Da aplicação do IQEF, chegou-se ao inesperado resultado de que a qualidade do emprego formal no Piauí era melhor do que em São Paulo. Saiba porque. (Revista Conjuntura Econômica, FGV/Ibre, Junho 1997, p.110-115)

 

Radiografia do emprego nas regiões metropolitanas

O artigo destaca as disparidades nas condições do mercado de trabalho entre as principais regiões metropolitanas do país - RJ, SP, BH, SAL, RE e POA. (Revista Conjuntura Econômica, FGV/Ibre, Outubro 1995, p.106-108)

 

Rio de Janeiro: mercado de trabalho em crise?

O artigo analisa de que forma o mercado de trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro fez frente ao processo de decadência econômica do estado no período 1970-90. Ao final, são apontadas algumas alternativas, que seguem sendo válidas ainda hoje. (Revista Conjuntura Econômica, FGV/Ibre, Julho 1993, p.90-94)

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.