VER POST

Veja mais
ESG

ESG: para que lado o Brasil vai?

Por on 15/02/2024
Nesse início de 2024 os países mais desenvolvidos têm emitido sinais confusos quanto à evolução de suas práticas ESG. Na União Europeia, a tendência ESG parece ganhar musculatura; já nos Estados Unidos, o movimento ESG vem sendo objeto de fortes críticas e, com isso, se fragilizando. E o Brasil, para qual dos dois lados vai pender?


VER POST

Veja mais
Filantropia Pessoas e organizações com impacto social

Modo Mackenzie Scott de fazer filantropia: quais os seus 5 elementos norteadores?

Por on 26/01/2024
O jeito de fazer filantropia de Mackenzie Scott é bastante distinto da lógica que predomina atualmente, que é baseada em prestação de contas e cobrança por resultados. Movida pela vontade de entender melhor o modo Mackenzie de fazer filantropia, fui pesquisar nos textos escritos por ela própria (essays). Esses (poucos e curtos) textos estão disponíveis em seu singelo site - o Yield Giving, nome também dado por ela à sua organização filantrópica, criada em 2022 e constituída por uma equipe de especialistas e conselheiros para assessorá-la em sua prática filantrópica. Pude identificar, entremeados nesses “essays”, os 5 principais elementos básicos que considero têm norteado o modo Mackenzie Scott de fazer filantropia.


VER POST

Veja mais
ESG Sustentabilidade

ESG: nem 8 nem 80. Que tal 44?

Por on 21/12/2023

Muito se discutiu em 2023 sobre a política corporativa ESG, e se chegou a afirmar que estaria havendo atualmente uma “divisão transatlântica” entre a abordagem da União Europeia e a dos Estados Unidos. Em anos anteriores, essa polêmica também esteve sempre presente, a ponto de muito rapidamente os conceitos…


VER POST

Veja mais
Desenvolvimento institucional Filantropia

24 critérios que vão ajudar a GERIR e DOAR para OSCs eficazes

Por on 15/12/2023

Enquanto gestores de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) voltada para gerar impacto social, devemos estar sempre nos perguntando se estamos seguindo a melhor estratégia possível, ou seja, “se estamos fazendo as coisas da forma certa”. Por outro lado, enquanto filantropos ou doadores, devemos também sempre nos questionar…


VER POST

Veja mais
Avaliação social Terceiro Setor

Avaliação social no Terceiro Setor: Desafios que persistem….

Por on 28/11/2023

Assisti ao (vídeo do) lançamento do número especial da Revista da Rede Brasileira de Monitoramento e  Avaliação  (RBMA) com o tema da Inclusão Produtiva. Durante o evento ocorrido em outubro último, foram elencados vários desafios da prática avaliativa enfrentados atualmente no Brasil, tanto no campo das políticas públicas como…


VER POST

Veja mais
Filantropia

Cultura das doações no Brasil: nove perguntas necessárias

Por on 22/11/2023

Se a cultura da doação já estivesse difundida no Brasil e com impacto real, todos poderiam estar ganhando. Tanto os doadores (famílias ou empresas), como os beneficiários finais / comunidades (ou as pessoas em situação de vulnerabilidade), as organizações do terceiro setor (sejam fundações privadas ou OSCs – Organizações…


VER POST

Veja mais
Filantropia Investimento Social Privado

Filantropia de vizinhança:  por que precisamos praticar?

Por on 06/11/2023
No Brasil, doa-se pouco e de forma concentrada. De 2000 para cá, a filantropia baseada em efetividade ganha espaço. Isso é bom, mas precisamos também estimular a filantropia de vizinhança. Pesquisa recente da Iniciativa Pipa, evidencia a situação precária das organizações / iniciativas de periferia no Brasil e o o papel relevante que elas podem ter para a redução das vulnerabilidades sociais nessas áreas. FAMÍLIAS E EMPRESAS precisam reforçar a filantropia de vizinhança. Elas podem ter modos próprios para acompanhar e fortalecer o trabalho social de organizações /iniciativas atuando no seu entorno. E, com isso, todos ganham: as comunidades carentes vivendo na vizinhança, e as famílias e empresas doadoras do local.


VER POST

Veja mais
Avaliação social Negócios de impacto / Empresas Com impacto Terceiro Setor

Suporte de ferramentas de gestão para ONGs: onde buscar?

Por on 20/10/2023

Eu estava revendo e preparando o material para o curso que darei em breve no Instituto Selo Social sobre “Teoria da Mudança e Avaliação de Resultados”. Foi quando me dei conta que, para uma organização que busque impacto social, tão importante quanto desenvolver os conceitos e o raciocínio lógico…


VER POST

Veja mais
ESG

ISE e IBOVESPA: análise comparativa?

Por on 12/09/2023

Recente matéria do Valor, sob o título provocativo “Investimentos com pegada sustentável dão retorno?”, fez a comparação do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) com o Ibovespa (Índice da Bolsa do Brasil – a B3) para os últimos dez anos – de dezembro/2012 até 23/agosto/2023. Mostrou que, nesse período, o Ibovespa…


VER POST

Veja mais
Avaliação social Desenvolvimento Social

ODS e o Consenso de Copenhague: aprendizado para as ONGs

Por on 28/08/2023

A Agenda 2030 dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), firmada em 2015 por todos os 193 países signatários da ONU (Organização das Nações Unidas) corre o sério risco de virar um conjunto de promessas não cumpridas e desaparecer no espelho retrovisor. É o alerta que está vindo da própria Organização das Nações Unidas (ONU),…

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.