VER POST

Veja mais
Sustentabilidade Terceiro Setor

Gestão de Organizações do Terceiro Setor: pontos fundamentais

Por on 05/06/2024
O capítulo 1 do 'Guia de Gestão para quem dirige Organizações da Sociedade Civil` (Fundação Abrinq, 2022) me chamou a atenção por tratar de forma muito objetiva e direta pontos fundamentais na gestão de uma organização do Terceiro Setor, seja ela pequena ou grande. A título de contribuir para os gestores sociais, resolvi reforçar no texto abaixo quais são esses pontos, pois vejo que eles continuam ainda sem merecer a devida atenção.


VER POST

Veja mais
Filantropia

Dilemas de um Filantropo no Brasil

Por on 22/05/2024

Doar com eficácia e comprometimento com a transformação social não é trivial. Ao contrário, é muito difícil. Exige a análise cuidadosa de vários fatores para orientar essa tomada de decisão – pois o que o filantropo comprometido quer é poder ajudar de modo efetivo na solução dos inúmeros problemas…


VER POST

Veja mais
Desenvolvimento institucional Terceiro Setor

Nascimento de uma OSC: dores e desafios

Por on 16/04/2024

São inúmeros os casos de iniciativas surgidas em áreas de favela e de pobreza, que são organizadas pelas próprias comunidades por meio de suas lideranças, para buscarem, a seu modo, as soluções para os muitos problemas com os quais convivem no seu dia a dia.  Em geral são problemas…


VER POST

Veja mais
Avaliação social Terceiro Setor

Exigir medição de impacto e SROI para o Terceiro Setor?

Por on 01/03/2024
Muitas vezes, editais para selecionar projetos sociais de organizações do terceiro setor têm feito a exigência de avaliação de impacto social e da implementação do SROI (ou da Análise do Custo-Benefício). A princípio, sou contrária. Por que NÃO exigir avaliação de impacto e SROI para o terceiro setor? E quando usar a medição de impacto e o SROI no terceiro setor? Compartilho reflexão que venho fazendo há algum tempo.


VER POST

Veja mais
ESG

ESG: para que lado o Brasil vai?

Por on 15/02/2024
Nesse início de 2024 os países mais desenvolvidos têm emitido sinais confusos quanto à evolução de suas práticas ESG. Na União Europeia, a tendência ESG parece ganhar musculatura; já nos Estados Unidos, o movimento ESG vem sendo objeto de fortes críticas e, com isso, se fragilizando. E o Brasil, para qual dos dois lados vai pender?


VER POST

Veja mais
Filantropia Pessoas e organizações com impacto social

Modo Mackenzie Scott de fazer filantropia: quais os seus 5 elementos norteadores?

Por on 26/01/2024
O jeito de fazer filantropia de Mackenzie Scott é bastante distinto da lógica que predomina atualmente, que é baseada em prestação de contas e cobrança por resultados. Movida pela vontade de entender melhor o modo Mackenzie de fazer filantropia, fui pesquisar nos textos escritos por ela própria (essays). Esses (poucos e curtos) textos estão disponíveis em seu singelo site - o Yield Giving, nome também dado por ela à sua organização filantrópica, criada em 2022 e constituída por uma equipe de especialistas e conselheiros para assessorá-la em sua prática filantrópica. Pude identificar, entremeados nesses “essays”, os 5 principais elementos básicos que considero têm norteado o modo Mackenzie Scott de fazer filantropia.


VER POST

Veja mais
ESG Sustentabilidade

ESG: nem 8 nem 80. Que tal 44?

Por on 21/12/2023

Muito se discutiu em 2023 sobre a política corporativa ESG, e se chegou a afirmar que estaria havendo atualmente uma “divisão transatlântica” entre a abordagem da União Europeia e a dos Estados Unidos. Em anos anteriores, essa polêmica também esteve sempre presente, a ponto de muito rapidamente os conceitos…


VER POST

Veja mais
Desenvolvimento institucional Filantropia

24 critérios que vão ajudar a GERIR e DOAR para OSCs eficazes

Por on 15/12/2023

Enquanto gestores de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) voltada para gerar impacto social, devemos estar sempre nos perguntando se estamos seguindo a melhor estratégia possível, ou seja, “se estamos fazendo as coisas da forma certa”. Por outro lado, enquanto filantropos ou doadores, devemos também sempre nos questionar…


VER POST

Veja mais
Avaliação social Terceiro Setor

Avaliação social no Terceiro Setor: Desafios que persistem….

Por on 28/11/2023

Assisti ao (vídeo do) lançamento do número especial da Revista da Rede Brasileira de Monitoramento e  Avaliação  (RBMA) com o tema da Inclusão Produtiva. Durante o evento ocorrido em outubro último, foram elencados vários desafios da prática avaliativa enfrentados atualmente no Brasil, tanto no campo das políticas públicas como…


VER POST

Veja mais
Filantropia

Cultura das doações no Brasil: nove perguntas necessárias

Por on 22/11/2023

Se a cultura da doação já estivesse difundida no Brasil e com impacto real, todos poderiam estar ganhando. Tanto os doadores (famílias ou empresas), como os beneficiários finais / comunidades (ou as pessoas em situação de vulnerabilidade), as organizações do terceiro setor (sejam fundações privadas ou OSCs – Organizações…

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.