VER POST

Veja mais
Avaliação social

Medir impacto social: com rigor, mas bom senso

Por on 21/07/2020

Esther Duflo, uma das ganhadoras do prêmio Nobel de Economia em 2019, participou do 10º evento internacional da XP Investimentos no Brasil, no dia 16 de julho último. Participação à distância (por vídeo-entrevista), porém bastante interessante.

Só relembrando, a razão do  Prêmio Nobel em Economia ter sido concedido a Esther…


VER POST

Veja mais
Filantropia Investimento Social Privado

Fortalecimento da Filantropia em Universidades?

Por on 07/07/2020

Assisti ontem a webinar que me atraiu por seu sugestivo título – “Entendendo e aprimorando a prática da Filantropia global”. Organizado pela Alliance magazine, o webinar foi um dos eventos do lançamento do Centro para a Filantropia Estratégica na Escola de Negócios da Universidade de Cambridge / Londres  (Centre…


VER POST

Veja mais
ESG Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade

Sustentabilidade: será que agora é pra valer?

Por on 30/06/2020

É inegável que as últimas cartas anuais de Larry Fink, da BlackRock, destinada aos CEOs de empresas globais (nas quais o Fundo investe), tiveram um peso relevante para mudar o entendimento recente sobre sustentabilidade. Se o maior fundo de investimentos do mundo alerta que empresas não sustentáveis estão sendo…


VER POST

Veja mais
ESG Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade

JBS e Sustentabilidade: pode haver coerência?

Por on 29/05/2020

Com a crise da Covid-19, a JBS, multinacional de origem brasileira e maior processadora de carnes do mundo, está se mostrando como uma empresa cidadã, que “alimenta o mundo com solidariedade” e defende que “fazer o bem faz bem” (site JBS). Entretanto, há apenas 3 anos foi revelada uma…


VER POST

Veja mais
ESG Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade

Critérios ASG – mais um modismo?

Por on 25/05/2020

Ultimamente o atendimento aos critérios ASG (Ambiental, Social e de Governança)* vem sendo  considerado condição importante para a capitalização das empresas. Basta ver que nesse início de 2020  Larry Fink, gestor do maior fundo de investimentos do mundo (BlackRock), foi firme em afirmar (Carta aos CEOs) o compromisso com…


VER POST

Veja mais
Coronavírus Terceiro Setor

Vamos deixar a Covid matar as OSCs?

Por on 18/05/2020

Frente à pandemia do coronavírus, as organizações filantrópicas do terceiro setor estão fragilizadas e enfrentando muitas dificuldades. E o mais grave, justamente em um momento em que os seus usuários mais necessitam do trabalho delas. Do que tenho observado, essa é uma constatação que vale tanto para as organizações…


VER POST

Veja mais
ESG Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade

A sustentabilidade corporativa irá sobreviver ao Covid-19?

Por on 13/05/2020

No “antigo normal”, quando as empresas estavam financeiramente estáveis, defender ‘propósito` para além de ‘lucratividade` era lugar comum. Seja por modismo, ou porque as empresas tivessem algum grau de comprometimento de fato. Porém, com a inflexão abrupta dos negócios provocada pela pandemia do coronavírus, o que deve ocorrer com…


VER POST

Veja mais
Coronavírus

Crise do coronavírus: é hora de ajudar! O que o Governo Federal está fazendo?

Por on 12/04/2020

Frente a essa crise do Covid-19, o Governo Federal está procurando acertar. Abandonou imediatamente a meta do ajuste fiscal que vinha perseguindo até fevereiro/março, e passou a priorizar os cuidados com a saúde da população do país (contra o vírus) e com a saúde da economia (contra a recessão)….


VER POST

Veja mais
Coronavírus Filantropia

Crise do coronavírus: é hora de ajudar! Como doar?

Por on 09/04/2020

Para as pessoas que moram em favela, que são 13,5 milhões de brasileiros, o Covid-19 ainda é percebido como doença de rico. Veio para o Brasil com os “ricos” que viajam para o exterior, mas provavelmente quem mais vai sofrer e morrer serão os “pobres” das favelas. Eles serão…


VER POST

Veja mais
Coronavírus Pessoas e organizações com impacto social

Bill Gates: é hora de olharmos para a frente e sermos realistas

Por on 05/04/2020

Bill Gates foi sempre uma pessoa à frente do seu tempo, um visionário. Primeiro, no campo da tecnologia da informação. E, segundo, no campo da filantropia.  Apesar de ser figura polêmica para muitos, eu o admiro por sua generosidade e vontade em ajudar os mais vulneráveis do mundo.

Em 1975,…

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.

EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish