Terceiro setor

Como estimular a filantropia no Brasil?

Nesse artigo, Maria Cecília faz uma reflexão sobre o estágio atual da filantropia no Brasil e as suas motivações. Analisa os potenciais riscos da filantropia, tendo em vista a experiência nos EUA, país que já avançou nesse campo bem mais do que o Brasil. Conclui que a filantropia deve, sim, ser estimulada em nosso país, porém alerta sobre os cuidados a serem tomados. Leia mais na Revista Filantropia, jun 2016

 

Demandas sociais versus crise de financiamento: o papel do terceiro setor no Brasil

O artigo analisa o potencial das organizações sociais como parceiras do Estado no atendimento das crescentes demandas sociais do país. Essa parceria vem se dando no âmbito do Estado reformado, que vê a área social não mais com um enfoque de assistencialismo a fundo perdido, mas com uma abordagem de gestão social e foco em resultados. (Revista de Administração Pública, FGV/Ebape, set./out 1998)

 

Terceiro setor: para que serve?

O que é, afinal, o terceiro setor? No artigo se busca explicitar o que é o terceiro setor (que alguns ainda confundem com o setor terciário da economia ou de serviços), o papel que vem assumindo nos outros países e sobretudo nos EUA e, por último, o seu papel e a expansão recente no Brasil. (Revista Conjuntura Econômica, FGV/Ibre, Jan.1997, p. 75-79)

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.

EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish