Objetivo do Site

Nesse site você vai encontrar artigos, trabalhos, recomendações e o blog de M.Cecília Prates, que poderão contribuir para a sua reflexão e atuação em Projetos Sociais, Terceiro Setor Empresas de Impacto Social.

Últimos Posts do Blog

Calculando o valor do investimento de impacto: uma contribuição?

Calculando o valor do investimento de impacto: uma contribuição?

Na Harvard Business Review (HBR) de jan-fev de 2019, fui atraída pelo título de um dos artigos sobre uma maneira ...
Leia Mais
Para que precisamos medir tanto?

Para que precisamos medir tanto?

Meu filho esteve em Nova York e trouxe para mim, com todo amor, um  presente-surpresa: um “fitbit”. Para quem, como ...
Leia Mais
(Des)propósito: os casos VALE e HEINEKEN

(Des)propósito: os casos VALE e HEINEKEN

Dando prosseguimento à reflexão que fiz em artigo anterior sobre a importância de se desanuviar a cortina de fumaça que ...
Leia Mais
Empresa com propósito: como desanuviar a cortina de fumaça?

Empresa com propósito: como desanuviar a cortina de fumaça?

Em suas tradicionais e tão aguardadas Cartas de início de ano, Larry Fink, CEO do maior fundo de investimento do ...
Leia Mais
Filantropia sob fogo cruzado

Filantropia sob fogo cruzado

Sou forte defensora da filantropia. Ela pode ser um aliado importante do Estado na solução dos problemas sociais e das ...
Leia Mais
Fundos patrimoniais vão mudar a cultura da doação no Brasil?

Fundos patrimoniais vão mudar a cultura da doação no Brasil?

No Brasil doa-se pouco, comparativamente aos outros países. Muito provavelmente a razão não é que o brasileiro seja um povo ...
Leia Mais

Meus Livros

Manual – Planejamento e Avaliação de Projetos Sociais em Organizações Sociais

O Manual foi elaborado por Maria Cecília para uso no Programa da POS (Parceria com Organizações Sociais) da FDC (Fundação Dom Cabral). O Manual está subdividido em quatro capítulos. O primeiro é sobre como planejar a mudança desejada. O capítulo dois aborda como avaliar a mudança.

Projetos sociais corporativos – Como avaliar e tornar essa estratégia eficaz

Os projetos sociais corporativos devem fazer parte da estratégia das empresas, e não mais serem vistos como iniciativas periféricas. Pois só assim, como defendeu Michael Porter (2002), eles conseguem gerar o máximo benefício social para as comunidades e o máximo benefício econômico para as empresas.

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.