Na pandemia, a avaliação se torna ainda mais necessária

Por on 17/08/2020

Muito bom o IX Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (#RBMA), com o tema ‘A pandemia e o alcance dos ODS no Brasil: onde estamos`, realizado ontem e hoje.

Em tempos de crise é quando a avaliação se torna ainda mais necessária, porém com mais desafios para a sua execução.

Por conta da pandemia, o evento foi todo online. Parabéns a Marcia Paterno Joppert e aos demais organizadores. Nos próximos anos, o Seminário poderia continuar também sendo online (mesmo sem pandemia)….

Como bem sintetizou Juliana Vasconcelos (HP), as medidas de políticas públicas podem ser mais efetivas se levarem em consideração as evidências e achados advindos das pesquisas avaliativas, ao invés de se basearem apenas nos impulsos e vontades dos gestores públicos. Fica ai o recado aos nossos governantes, sobretudo nesses tempos de pandemia!

A meu ver, e também como foi salientado no evento, boas pesquisas avaliativas são aquelas que se baseiam nos dados disponíveis, para conseguirem gerar, da forma mais confiável possível com os recursos disponíveis, as informações necessárias para orientar a tomada de decisão no momento adequado. Fica também ai o recado aos nossos avaliadores!

Recomendo demais o vídeo do Seminário (abaixo).

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.

EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish