O acerto da Coréia do Sul

Por on 08/12/2022

Nessa Copa do Mundo de futebol, o Brasil venceu a Coreia do Sul por 4 a 1.
A Coreia do Sul é um país que eu admiro. Pequeno e com solos pobres, atravessou um período colonial difícil, a divisão sangrenta entre as duas Coreias no pós II Guerra Mundial e governos autoritários.

Porém, acertou no seu modelo de industrialização conduzido em paralelo com a reforma agrária e a reforma educacional, Hoje tem uma indústria pujante, sobretudo a automobilística e a de eletrônicos, ao lado de bons indicadores sociais com elevado IDH (0,925 em 2021) e baixa desigualdade social (Coeficiente de Gini 0,314).

Depois do jogo, fui rever o artigo que escrevi na REVISTA CONJUNTURA ECONÔMICA, da Fundação Getulio Vargas / IBRE , nos idos de março de 1991, que descreve como se deu a transformação da pobre Coréia do Sul no chamado “Tigre Asiático”. Compartilho essa análise que fiz no link abaixo…..

Industrialização e Desenvolvimento na Coréia do Sul (Revista Conjuntura Econômica, março 1991)

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.