Coca-Cola é ESG?

Por on 18/06/2021

Não entrando no mérito se o jogador Cristiano Ronaldo deveria (ou não) ter “pomposamente” retirado as duas garrafas da Coca-Cola de sua frente antes da entrevista que ele concedeu na Copa UEFA (leia a matéria), faço aqui a seguinte pergunta: a COCA-COLA é uma empresa com impacto? É uma empresa ESG (ou sustentável)? Ou nenhuma das opções?
 
No livro “ECOSSISTEMA DAS INICIATIVAS SOCIAIS NO BRASIL”, que publicarei muito em breve, há uma seção destinada a trabalhar as muitas terminologias relacionadas à forma da atuação social das empresas. Lá discuto alguns conceitos, tais como:
 
EMPRESA COM IMPACTO é aquela que tem uma
finalidade explícita de geração de impacto social
e/ou ambiental. Ou seja, propõe contribuir para solucionar um
problema social e/ou ambiental específico.
 
EMPRESA (classificada como) ESG é aquela que adota um modelo de gestão responsável e ético baseado em critérios Ambientais, Sociais e de Governança (em inglês: ESG). Diz respeito ao modo de operar da empresa.
 
Tomando por base a Carta de Princípios para os Negócios de Impacto no Brasil (de 2015) e do que tenho conhecimento a respeito das iniciativas em curso pela COCA-COLA, tendo a concluir que ela pode ser, SIM, considerada uma empresa ESG, mas NÃO uma empresa com impacto. A Coca-Cola produz um produto que atende a determinadas fatias do mercado, mas não tem como sua finalidade (ou razão de existir) buscar solucionar um problema social e/ou ambiental.
É uma questão a ser aprofundada.

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MARIA CECÍLIA PRATES RODRIGUES
Rio de Janeiro - Brasil

Maria Cecília é economista e mestre em economia pela UFMG, e doutora em administração pela FGV /Ebape (RJ). A área social sempre foi o foco de suas pesquisas durante o período em que esteve como pesquisadora na FGV , e depois em seus trabalhos de monitoria, consultoria, pesquisa e voluntariado.

EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish